Alunos da rede municipal de Alto Araguaia são premiados em torneio estadual de xadrez

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Cinco araguaienses de 10 a 14 anos recebem premiação dos festivais regional de xadrez organizado pela Federação Matogrossense de Xadrez (FMTX). Os alunos são das escolas municipal José Inácio Fraga e Maria Julia de Almeida. Os troféus e medalhas foram entregues nesta terça-feira (08) pela secretária de Educação Eva Carmem, o coordenador de Esportes, Bruno Peron e o coordenador do “Projeto Xadrez na Escola”, Luciano Rodrigues.

Os torneios Festival Web e Festival de Xadrez Online aconteceram de forma alternada em agosto e setembro. Mais de 120 atletas de 32 municípios participaram em seis categorias na modalidade feminino e masculino.

Conforme o professor e coordenador do projeto, Luciano Rodrigues, a participação do município faz parte do programa de massificação do xadrez no Estado através da FMTX.

“A nossa proposta é educativa e esportiva no sentido de democratizar o acesso à prática e a cultura do xadrez como instrumento pedagógico, pois estimula a atenção, concentração, memorização e raciocínio. Acredito que os objetivos estão sendo conquistados e prova disso são as premiações. Isso mostra um bom desempenho dos nossos alunos”, frisa.

A aluna Flavia Cristina Andrade, 12 anos, participou dos dois torneios e ficou em quarta e quinta colocação. Para ela, o incentivo ao esporte fez a diferença na competição e em sala de aula. “Assim como meus colegas tive muito incentivo do professor. No início a gente perde, mas não desistimos. Foi uma experiência legal. Gosto do xadrez porque tive melhora em matemática, raciocínio a atenção”, conta.

Para a secretária de Educação Eva Carmem, além da integração com outras pessoas, a competição é um instrumento importante para o processo de ensino aprendizagem. “Temos a parabenizar os alunos pelos resultados alcançados além do professor e profissionais das escolas e ao prefeito Gustavo Melo pelo incentivo. O xadrez além de ser um esporte é uma ferramenta de inclusão e de ensino que auxilia as crianças e adolescentes”, complementa.

PREMIAÇÃO

3º Festival Web FMTX (20-08-2022)

Flavia Cristina Dias de Andrade (Escola Jose Inácio Fraga) 4ª colocada no sub -12 Feminino – Projeto Xadrez na Escola

Adriano da silva Ribeiro (Escola Jose Inácio Fraga) 6º colocado no sub - 14 Masculino – Projeto Xadrez na Escola